Ano8-Número/Vol17

Dezembro – 2016 

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

1- Estratégia de integração de tecnologia na educação do grupo de trabalho em experimentação remota móvel (GT-MRE)

 Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo,Karmel Cristina Nardi da Silva

2- Exposição Virtual Interativa de Arte e Ciência

Alvaro José Rodrigues de Lima,Cristina Jasbinschek Haguenauer, Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

3A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em Cursos de Licenciatura em Química

Ivoneide Mendes da Silva, Walquíria Castelo Branco Lins,Marcelo Brito Carneiro Leão

4 Uso de tecnologias digitais na escola: Uma visão das crianças do quarto ano do ensino fundamental

Maurício Capobianco Lopes, Jessica Araújo

5- Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): um estudo com professores de uma escola pública municipal

Fernanda de Jesus Costa, Gustavo Pereira Pessoa, Paloma Aparecida de Castro Ribeiro

6- Análise do cenário brasileiro dos blogs de farmácia

Mônica Francisca de Assis Silva,Marcelo Ney de Jesus Paixão ,Suiane Costa Ferreira

7- A prática docente e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: estudos na Turma Virtual do SIGAA

André Grilo,Laura Dias

 

8- Seleção e análise de aplicativos com potencial para o ensino de química orgânica

 Fabio Caires de Oliveira,Daise Lago Pereira Souto, José Wilson P. Carvalho

9 Redes Sociais: Análise e Elaboração de propostas para a Universidade Aberta da Terceira Idade

Dariel de Carvalho, Diego Fadanni, Ketilin Mayra Pedro

10 Integração entre Docência e Tecnologia Digital: o desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar

Luciana de Lima, Robson Carlos Loureiro

11O envolvimento da comunidade na formação de leitores e o uso de novos meios e tecnologias

Alessandra Coimbra Valdivieso Reis, Raquel Martins Fernandes Mota

12Capacitação de docentes para o uso da Plataforma Moodle nas atividades escolares –NTICS nas escolas de Rio Negro –PR- Um diagnóstico

Gicele Wormsbecher,Alvino Mozer, Christian Nehls

13 O vídeo como ferramenta para o aprendizado de química: um estudo de caso no sertão pernambucano

Maiara Saviane C. Diniz Silva , Quesia dos Santos Souza Leite , Bruno Silva Leite

14- Uso de softwares educativos por professores de matemática do Rio de Janeiro

André Tenório, Maria Luiza Vasconcellos do Nascimento, Thaís Tenório

15- Análise das características do processo de ensino-aprendizagem de um website de ensino a distância on-line   

Geraldo Sávio Fonseca Almeida, Tânia Cristina Apolinário Santos

16- A calculadora HP50G como recurso tecnológico na aprendizagem: Uma revisão bibliográfica

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,  Ana Paula Broilo

 17- As (des)conexões entre a educação e a sociedade: Quando e como a escola entrará na era digital?

Edemir Jose Pulita, Gilberto Lacerda dos Santos

 18- Narrativas digitais na educação: Uma revisão sistemática das produções acadêmicas em Língua Portuguesa

Lívia Mariana Costa, João Batista Bottentuit Junior          

 19Desafios enfrentados por alunos do PROEJA no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

 Aliane Loureiro Krassmann,Andressa Falcade,Alcionir Pazatto Almeida

 20- Literacia Digital e educação matemática: a habilidade de multitarefa

Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia

 21-Produção textual e multimodalidade: Uma abordagem com realidade aumentada

Vera Lucia Vargas de Souza Kelling, Giliane Bernardi

 22- Uma análise prática da metodologia ativa de Ensino PEER INSTRUCTION utilizando dispositivos móveis no ensino médio

Zacarias dos Santos Rocha, João Pedro Santos da Silva,Márcio Soussa

23- Círculos de leitura e o desenvolvimento de um software sobre crime ambiental em plataforma Web

Keylor Bronzato Nascimento, Rosana Aparecida Ravaglia Soares

 24 Como ocorre a interação entre o conhecimento de aulas teóricas e o conhecimento de aulas experimentais no ensino de física a distância

Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Agostinho Serrano de Andrade

25-Formação continuada e as NTIC: Percepção dos professores sobre os cursos realizados em uma escola de ensino básico

Cleonice José de Souza, Juliana Gomes Fernandes,Luciane Guimarães Batistella Bianchini

26- Método PBL em Rede: Um Estudo de Caso

Giovanni Ferreira de Farias,Fernando José Spanhol, Márcio Vieira de Souza

27- Avaliação da TIC Marvin Sketch por Professores em Formação Inicial como recurso auxiliar no Ensino Química Orgânica na Educação Básica

Carlos Helaidio Chaves da Costa, Francisco Ferreira Dantas Filho, Gilberlândio Nunes da Silva

28- Possibilidades pedagógicas para a avaliação da aprendizagem conceitual no ensino superior utilizando as tecnologias digitais

Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes

29- Ensino de Química e Química Computacional: Teoria do estado de transição

Gilberlândio Nunes da Silva , Francisco Ferreira Dantas Filho, Railton Barbosa de Andrade

30- Utilização de mapas conceituais como apoio às aulas expositivas na disciplina de introdução a Ciência da Computação

Agnaldo da Costa, Luiz Alberto Pilatti, Geraldo Ranthum

 31- Jogo digital como estratégia para aprendizagem da anatomia do aparelho locomotor humano na perspectiva de discentes do curso de Educação Física

Vanêssa Xavier Silva Sousa Gomes, Alice Maria Correia Pequeno Marinho, Cleide Carneiro

32-Investigações matemáticas em sala de aula: contribuições do Geogebra para a aprendizagem da função cosseno e seus parâmetros

 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini, Willian Damin

33- Investigando a utilização das tecnologias na prática docente de estagiários do PIBID/Química

David Pereira Faraum Junior, Marcelo Maia Cirino

34 Aplicação do jogo Usabilicity na disciplina Interação Humano-Computador: um Estudo Comparativo

André Barros de Sales, Gabriel de Souza Clímaco, Márcia Barros de Sales

35- A elaboração de aplicativos para dispositivos móveis como prática educativa no ensino de Ecologia

Leticia Azambuja Lopes , Nadia Teresinha Schröder

 36- Dificuldades de acadêmicos de Ciências Biológicas com conceitos de Genética: um estudo mediado pelo aplicativo “Biologados”

Milene Soares Dias , Francele de Abreu Carlan

 37-Leitura, letramento digital e competência em informação

Lidia Eugenia Cavalcante, Laiana Ferreira de Souza

 38-Ensino de Matemática e vídeos digitais: um estudo acerca dos motivos e critérios avaliativos usados pelos alunos quando buscam do conhecimento na internet

Maisa Lucia Cacita Milani, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

39 Jogo Digital como estratégia para o ensino de Biologia Evolutiva

Suelen Bomfim Nobre, Maria Eloisa Farias

 40-Prática pedagógica para ensino de história: experiência de formação na graduação em história a distância na UNEB

Josenilda Pinto Mesquita, Alfredo Eurico Rodrigues Matta

41-Elaboração e Avaliação de uma Hipermídia sobre Cinética Química com base no Ensino por Resolução de Problemas

Cleybson de Lima Cavalcanti, Lucas dos Santos Fernandes, Angela Fernandes Campos

Relatos de experiências

42- Explorando conceitos de geometria através do software SCRATCH

Emília Casagrande, Marco Antônio Sandini Trentin, Adriano Canabarro Teixeira

43 WIKIS no ensino superior: Uma atividade em equipe para mensurar o potencial colaborativo dos alunos  

Gláucia Nolasco de Almeida Mello

44- Ambiente virtual de aprendizagem: repaginando antigas práticas pedagógicas

Kelli Cristina Freitas Trindade, Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, Miriam Marchi

45 Estudo de função AFIM utilizando o software Geogebra como ferramenta interativa

Thiago Beirigo Lopes, Ademir Brandão da Costa ,Ritianne de Fátima Silva de Oliveira

46- Implementação de um Jogo Sério no mundo virtual OpenSim: Labirinto Educacional

Felipe Becker Nunes, Fabrício Herpich, José Valdeni de Lima

 47-Utilização das câmeras de celulares nas aulas de fotografia: Uma experiência com o minicurso de extensão na UNB

Angela Prada de Almeida, Vivianne Macena de Souza Nóbrega

48- O uso do Facebook e do Blog como ferramentas no desenvolvimento de projeto interdisciplinar para o ensino médio

Rebeca Piumbato Chaparro

49- Altas habilidades/superdotação e tecnologias educacionais: o relato de experiência com robótica educacional segundo a teoria sociointeracionista de Vygostsky

Wilson Roberto Francisco Pereira