Ano7-Número/Vol12

ISSN 1984-4751

Julho – 2015

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader (programa gratuito).

Artigos

1-Projeto Querer,Tecer, Saber: ações e reflexões

Patrícia dos Santos Corrêa,Marco Santoro

2-  Realidade Aumentada na Educação

Mateus Lopes de Almeida, Gesinaldo Santos

3- Blog como instrumento para disponibilização de links de animações para o ensino de Biologia

Jonas da Paz Aguiar, Laís Soares dos Santos, José Almir Moraes Rocha

4- Formação de professores para o uso das TIC: um estudo de caso sobre os cursos presenciais de Letras no Vale do Paraíba

Sílvia Helena Santos Vasconcellos

5- Tipificação do uso de tecnologias por acadêmicos de licenciatura em Física

Silvio Luiz Rutz da Silva,André Maurício Brinatti,Jeremias Borges da Silva

6-Análise das Concepções de Licenciandos em Química sobre o uso do Podcasting como recurso didático

Jeferson Paulo Santana dos Santos,Marcelo Brito Carneiro Leão,Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

7- Percepções de educadores sobre a contribuição de tecnologias de informação e comunicação para o ensino-aprendizagem a distância

André Tenório,Angela de Lima Santiago Rocha,Thaís Tenório

8- Desenvolvimento de aplicativos como contextualização no uso da Álgebra

Rodrigo Duda,Sani de Carvalho Rutz da Silva

9 Projeto Professor seu Lugar é Aqui: novas tecnologias na educação básica: desafios ou oportunidades?

Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro,Okçana Battini , Cyntia Simioni França

 10-Educação Artística: Pastas e Blogues como dispositivos pedagógico-didáticos

Sónia Sousa, Assunção Pestana

11- A utilização do software Redmine como plataforma no ambiente virtual de ensino aprendizagem: um estudo de caso no Instituto Federal Catarinense

André Munzlinger,Daniela Aparecida de Albuquerque,Josias Ricardo Hack

12- Produção de vídeos com atividades experimentais para dinamizar os estudos dos ciclos biogeoquímicos…

Marcelo Franco Leão, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,Miriam Ines Marchi

13- Análise das causas de evasão discente no curso de Licenciatura em Computação: um estudo da UFPB virtual no formato UAB

Clebiana Dantas Calixto

14- Conteúdos Didáticos para M-Learning: Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar

André Luiz Turchiello de Oliveira,Fernanda Monteiro Rigue,Henrique Tamiosso Machado

15- Webquest como atividade motivadora para aprendizagem de Química

Tiarles Rosa dos Santos ,Claudia Smaniotto Barin

16- A produção de tarefas com o uso do software GeoGebra: uma alternativa para discutir as tecnologias digitais no ensino da Matemática

Maria Ivete Basniak

17- Jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa”: avaliação por meio do método GameFlow

Gabriela Dambros, Giliane Bernardi,Roberto Cassol

18- As TICs e o seu Potencial Lúdico

Maria das Graças Cleophas,Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Marcelo B. Carneiro Leão

19- TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”

Aline Locatelli,Alana Neto Zoch,Marco Antonio Sandini Trentin

20- A Educomunicação e suas contribuições na formação de professores de Ciências

Anne Karynne Almeida Castelo Branco,Josefina Diosdada Barrera Kalhil

21- O uso do Google Docs na produção de texto: uma análise da interação entre professor e aluno

Luiz Antônio Ribeiro, Claudia Mara Souza,Aurélio Takao Vieira Kubo 

22- A linguagem e a interação na formação do conceito de polígonos semelhantes por meio de atividades mediadas pelo software Geogebra

Tattiana Fernandes de Oliveira Melo,Duelci Aparecido de Freitas Vaz

23-Análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa, auxiliada pelo uso das TICs para o estudo da Cinética Química

Thiago Pereira da Silva,Gilberlândio Nunes da Silva, Francisco Ferreira Dantas Filho

Relatos

24- Inclusão Digital e Alfabetização de Jovens e Adultos: um relato de experiência utilizando softwares livres

Gersica Agripino Alencar,Danielle Juliana Silva Martins

25-Informática aplicada à música: contribuições para a formação de professores de música

José Ruy Henderson Filho

26-Equações do segundo grau e seus gráficos:uma proposta com uso do Winplot

Mariana Lopes Dal Ri, Giliane Bernardi

27- Comunicação professor-família: uma experiência utilizando TIC na escola pública

Fábio Luiz da Silva,Cyntia Simioni França

28-TICs como ferramentas motivadoras para introdução do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física Escolar, no contexto Luta não é Briga

Miriam Jussara da C. Cândido,Dimas C. de Oliveira

29-O uso do blog como ferramenta nos processo de ensino e aprendizagem: relato de experiência vivida em Horizonte – CE

Gilmario dos Santos Freitas Junior ,Mario Ferreira da Rocha,Monck Charles Nunes de Albuquerque