Ano10-número/vol28

Dezembro – 2018 

get adobe acrobat reader

Os textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

2- Pensamento computacional para crianças de 4 a 6 anos mediado pela plataforma Code.Org

 Paulo Antonio Pasqual Júnior

3- Levantamento e análise de simuladores PhET como orientativo para professores de matemática do Ensino Médio

Jonas Santos de Araújo, Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Marcelo Franco Leão

4- Visualização e manifestação da noção de indeterminação com apoio do GeoGebra

Italândia Ferreira de Azevedo,Wedson Francelino Ribeiro Noronha,Francisco Régis Vieira Alves

5- O uso da ferramenta tecnológica Book Creator para escrita de contos sob a temática “A Mulher em Sociedade”

Gabriella Araújo de Lima Silva,Alessandra Dutra ,Evandro de Melo Catelão

6- Pensamento Computacional na Educação Básica: Um panorama sobre as teses e dissertações produzidas no Brasil

Emerson Blum Corrêa, Luciane Grossi ,Ana Lúcia Pereira

7- PLATAFORMA LTAI: AVEA como apoio a aprendizagem no curso técnico em informática

Fellype Rodrigo de Sousa Moura,  Ramásio Ferreira de Melo

8- Letramento em Jogos Digitais para o Ensino de História

Laís Shauany Faustino da Silva, Ana Maria Pereira Lima

9- Estudo sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino superior: Fatec Garça

Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro, João Pedro Albino, Carla Gonçalves Távora

10- Construção do Portfólio Educacional Eletrônico: Uma prática pedagógica na avaliação do Ensino Superior de Tecnologias.

Waldinelly Martha Alves Costa, Claudia Lúcia Landgraf Valério

11- Percepções discentes e docentes sobre o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio na modalidade de Educação a Distância (EaD)

Melissa Bettoni, Simone Regina dos Santos

12- Um estudo experimental do sistema IridoSchool no apoio ao ensino presencial

Nemésio Freitas Duarte Filho, Maria Izabel Marim Pita, Eliseo Gustavo Fernandes

13- A produção científica internacional sobre competências digitais docentes: tendências e perspectivas

Fernanda Roda Cassundé, Lina Morgado

14- A aplicação da tecnologia de BYOD como apoio ao processo de ensino-aprendizagem

Andreia Ana Bernardini, Arildo Antônio Sônego, Eliane Pozzebon

15- O Google Forms como ferramenta de apoio à pesquisa quantitativa no ensino superior

Rodrigo Hipólito Roza

16- O uso do software Geogebra no processo ensino-aprendizagem de geometria analítica

Wagmário  Abreu da Silva, Kátia Maria Abreu da Silva, Reginaldo Silva Beltrami

17- Resultados de pesquisa aplicada em sala de aula: promovendo a aprendizagem de Matemática e Estatística

Filipe Jaeger Zabala, Thaísa Jacintho Müller

18- Análise dos movimentos oculares por meio de mapas de calor obtidos em questões de Cálculo Diferencial Integral 1: um estudo com alunos de Engenharia

Maria Marilei Soistak Christo, Luis Mauricio Martins de Resende, Ângela Inês Klein

19- Letramento digital: uma revisão sistemática sobre o conceito para aplicação na área da educação

Joane Vilela Pinto, Clodis Boscarioli, Claudia Cappelli

20- O estado da arte de pesquisas com a temática filmes comerciais no ensino de ciências por meio do software Iramuteq

Alcione José Alves Bueno, Silvio Luiz Rutz da Silva

21- Tecnologias de informação e comunicação na Educação: um estudo nas instituições de ensino pública Municipal e Estadual de Angicos-RN

Paulo Henrique de Morais, Bruna Tavares de Morais, Adriano Lucena de Góis

22-Apoiando o Ensino de Orientação a Objetos por meio do Desenvolvimento de Jogos

Cleitom José Richter, Giliane Bernardi

23- Desenvolvimento de uma metodologia ativa para o ensino de empreendedorismo                 

Gesinaldo Santos, Luis Mauricio Resende

24- Estratégia didática no ensino de Química a partir da Tecnologia da Informação e Comunicação

Beatriz da Silva Lima, Jacqueline Morais da Costa, Railton Barbosa de Andrade

25- As TIC na vida acadêmica dos futuros Professores de Educação Física na modalidade EAD

Fábio Correia de Rezende

26- Os memes e a fórmula de Bháskara

Wilter Freitas Ibiapina, Angela Maria Visgueira Cunha

27- Proposta de um Processo Sistemático para Construção de Narrativas Digitais Utilizando Redes Sociais

Danilo Fischer, Nemésio Freitas Duarte Filho

28- Programação para alunos do Ensino Fundamental II: os benefícios dos jogos lógicos digitais no aprendizado

Diego Ricardo Krohl,Taynara Cerigueli Dutra,Camilla Pozer de Mat

29- Alternate Reality Game (ARG) e STEAM: uma articulação viável na promoção de uma aprendizagem multidisciplinar

Maria das Graças Cleophas, Aline Chechi

Relatos

1-Cibercultura na escola: Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem

Diogo da Silva,Wagner José Martins Paiva,Irinéa de Loudes Batista

2- Uso de rede social na aplicação de conceitos sobre legislação

Alessandra Ferreira Alves

3- O Software GeoGebra como Proposta para o Estudo de Sistemas de Equações Lineares

Carolina Bruski Gonçalves, Maiara Mentges ,Julhane Alice Thomas Schulz

4- Régua Trigonométrica e Geogebra; algumas possibilidades para a o estudo de função tangente

Denisson Almeida Novais,Jonas dos Santos, Wériton de Souza Lôbo

5-Uso de tecnologias digitais entre professores de uma escola multisseriada indígena: um relato de experiência sobre capacitação docente

Isabela Nardi da Silva, Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha,Simone Meister Sommer Bilessimo

6- Preconceito na produção de vídeo estudantil

Josias Pereira, Josiane Brignol , Mara Cezar