Ano7-Número/Vol13

ISSN 1984-4751

Dezembro – 2015

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

1-Objetos de aprendizagem no estudo de tópicos de matemática

Josué Antunes de Macêdo , Taise Costa de Souza Nunes,Marcos Rincon Voelzke

2-O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem na disciplina Biologia

Eziquiel  Martiniano ,Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

3-Avaliando a usabilidade do software educacional GCompris:estudo de caso com os educandos do ensino fundamental

Aline Bezerra de Souza, Danielle Juliana Silva Martins

4-O currículo dos blogs educativos sobre alfabetização: produção de saberes e modos de subjetivação

Gabriela Silveira Meireles, Marlucy Alves Paraíso

5-A implementação da aprendizagem baseada em problemas em disciplina de TIC no ensino de Química

Ivoneide Mendes da Silva,Walquíria Castelo Branco Lins,  Marcelo Brito Carneiro Leão

6-Quebrando paradigmas no ensino da matemática:um relato de experiência no (PRO) EJA utilizando o softaware Tux of Math Command 

Thâmillys Marques de Oliveira,Danielle Juliana Silva Martins,Willmara Marques Monteiro

7-Uma proposta colaborativa no ensino de matemática por meio de construção de vídeos

Fernando Carvalho Grimaldi ,Renan Marques Pereira,Armando Gil Ferreira dos Santos

8Percepções de professores do ensino básico sobre robótica educativa

Marco Antonio Sandini Trentin,Adriano Canabarro Teixeira,Laiza Ghinzelli Signor

9- Alfabetizando através da realidade através da realidade aumentada: desenvolvimento de um aplicativo de auxílio à alfabetização utilizando a realidade aumentada para dispositivos móveis

Flávia Juttel,Vivian Cremer Kalempa,Leandro Corrêa Pykosz

10- A voz dos professores sobre o uso didático da lousa digital no ensino de Física 

Dilza da Silva Almeida, Alcides Goya

11Aplicativo para ensino de Estatística: uma avaliação no seu uso

Paulo Marcos S. Ribeiro

12-O uso das TICs no atual contexto educacional: formação docente frente às novas tecnologias

Jacqueline Lidiane de Souza Prais,Juliana Irani Villanueva dos Reis, Alessandra Dutra

13-A inserção das tecnologias educacionais e reflexos no pensar-fazer dos professores e alunos no ensino fundamental

Francielma dos Santos Assunção,Evaldo Ferreira Rodrigues

14-Um retrato da matemática segundos os MEMES: potencialidade para o ensino-aprendizagem

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves,Carla Jéssica Severiano Lima Gonçalves

15-Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots

Sónia Martins, Elsa Fernandes

16-Objetos educacionais digitais para o ensino de Física

Marcelo Franco Leão, Daise Lago Pereira Souto

17- O agir comunicativo do tutor a distância como fomento de participação e de interação no gênero textual fórum acadêmico

Meire Celedônio da Silva,Maria Virgínia Tavares Cruz Vitoriano

18-A tecnologia como recurso auxiliar na ressignificação do processo resolutivo de equações

Rodrigo Duda, Sani de Carvalho Rutz da Silva

19Robótica educativa: um recurso para o estudo de ângulos 

Maria Claudete Schorr Wildner,Marli Teresinha Quartieri ,Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

20-Organização de Atividades com Objetos de Aprendizagem: Uma Experiência na Disciplina de Língua Inglesa

Deivid Eive dos Santos  Silva,Vanessa Oliveira da Silva,Marialina Corrêa Sobrinho

21-TICs e multiletramentos: proposta didática para conscientização sobre público e privado nas redes sociais

Mariana de Oliveira Arantes,Kelly Cristina da Silva de Souza Ferra Diniz

22-Educação em Química: A TIC Vídeo Como Recurso Didático no Processo de Ensino e Aprendizagem de Polímeros

 Gilberlândio Nunes da Silva,Karen Alves Xavier,Francisco Ferreira Dantas Filho

23-Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) por professores de ciências ao ensinar energia

Priscila Nogueira Matos,Eliezer Dutra Gonçalves,Regina Célia Cavalcante Maia

24-Uma experiência de uso do Geogebra na identificação de padrões em trigonometria 

Valdir José Corrêa Júnior, André Luís Alice Raabe

25-StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica

Patrícia Fernandes da Silva,Thiago Pereira da Silva, Gilberlândio Nunes da Silva

26-Gamificação na Educação a Distância: Possibilidades para o Ensino de Programação

Willmara Marques Monteiro,Thâmillys Marques de Oliveira,Danielle Juliana  Silva Martins

27-Percepções de educadores a distancia sobre o uso do fórum

Thaís Tenório,Marcos Cesar Cantini,André Tenório

28-Uso de jogo digital como metodologia alternativa para o ensino de plantas medicinais: um estudo em uma escola estadual de Minas Gerais

Júlia Márcia Alves Pedro,Karini Maria de Freitas Miranda,Fernanda de Jesus Costa

Relatos de Experiências

29-Pesquisa em ensino de literatura com tecnologia e dialogismo: um relato

Aline de Mello Sanfelici, Fábio Luiz da Silva,Ana Maria de Souza Valle Teixeira

30-Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de Licenciatura em Computação: Relatos de experiência na disciplina Informática e Sociedade

 Ramásio Ferreira de Melo,Elena Maria Mallmann

31-Projeto de dança: Corpo e tecnologias digitais em diálogos interdisciplinares na escola

Leandro Martins Costa,Marco Antonio Santoro Salvador

32-Um relato de experiência com o uso do brinquedo de programar BEE-BOT na educação infantil com crianças de 3 e 4 anos 

André Luís Alice RaabeMarli Fátima Vick Vieira,Tatiane A. Martins do Rosário

33-Função diagnóstica dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem

Yumara Lúcia Vasconcelos

34-Interdisciplinaridade e aprendizagem significativa com o uso de tecnologias digitais

Kelly Cristina da Silva Ruas,Daniela da Costa Britto Pereira Lima