Ano9-Número/vol19

Julho – 2017 

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

1- Videoaulas na aprendizagem matemática- Um olhar para os canais do YouTube

Aparecida Raquel Gonçalves dos Santos, Paulo Gonçalo Farias Gonçalves

2- Objetos de aprendizagem de simulação e animação para o ensino de Biologia

Paola Fernanda Guidi Meneghin de Oliveira

3O Impacto do uso do Whatsapp no engajamento dos alunos em um curso na modalidade  EAD – A opinião discente

Thomaz Edson Veloso da Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

4-Realidade Aumentada como método de aprendizagem

Thiago de Jesus dos Santos ,Jose Augusto de Castro Machado ,Jorcivan S. Ramos

5-Design Educacional e estilos de aprendizagem no desenvolvimento de objetos de aprendizagem

Valdecir Bertoncello, Osmar Possamai, Flávio Bortolozzi

6- Contribuições para a compreensão do campo magnético por meio de simulações e atividades experimentais integradas

José Jorge Vale Rodrigues

7- A necessidade da inserção pedagógica de tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de formação inicial de professores

Fernanda de Jesus Costa, Handilany Thamiris de Araújo Souza, Marina Lorentz Rocha

8-Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas de Ciências: concepção docente e proposta de abordagem

Samuel Costa, Solange de Almeida da Boit Presa

9A argumentação como proposta discursiva dos memes

Carla Jéssica Severiano Lima Gonçalves,Ana Maria Pereira Lima

10- Uso do software GeoGebra, blog, e-mail e whatsApp no estudo de Matemática

André Tenório, Carla Patrícia Vieira do Nascimento, Thaís Tenório

11- O uso do Edmodo como ferramenta de apoio ao ensino de Biologia em um Instituto Federal

Laura Helena Soares da Costa, Rafael Peixoto de Moraes Pereira, Kallyne Machado Bonifácio

12- Metodologia WebQuest na Formação Inicial Docente: Uma Experiência Com Alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA

João Batista Bottentuit Junior

13- A produção de vídeo na prática escolar: Análise do I festival de vídeo estudantil da cidade de Capão do Leão/RS

Josias Pereira, Daniela Pedra Mattos

14- Um panorama sobre o desempenho de uma disciplina inicial de programação em um curso de graduação

Emanuel Ferreira Coutinho, Ernesto Trajano de Lima, Clemilson Costa Santos

15O impacto dos paradigmas e linguagens de programação no ensino intermediário da programação de computadores

Gabriel Antoine Louis Paillard, Leonardo Oliveira Moreira

16-Braile versus Byte: tecnologias tecendo caminhos de pessoas cegas

Ligiane Gomes Marinho Salvino; Eduardo Gomes Onofre

17-TDIC, software educativo e mediação: potencialidades e fragilidades no ensino de genética

Aridelson Joabson Almeida de Oliveira, Maria Lúcia Serafim

18- Uma investigação sobre o potencial e uso dos dispositivos móveis por professores de Química

Thiago Vinicius Ferreira, Maria das Graças Cleophas

19- A utilização do aplicativo Plickers no apoio à avaliação formativa

Áquila Jerard Moulin Ditzz ,Geórgia Regina Rodrigues Gomes

20- A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos

Willmara Marques Monteiro, Thâmillys Marques de Oliveira, Fábio Cristiano Souza Oliveira

21A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em curso de formação continuada a distância para professores de Biologia

Keiciane Canabarro Drehmer Marques, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

22- Potencial pedagógico da videoaula no ensino superior

Lilian Cervo Benetti, Lóren Kellen Carvalho Jorge,Elena Maria Mallmann

23- Desenvolvimento de catálogo de aplicativos de smartphone para o ensino de História

João Otávio Tomazini Fardin, Dariel de Carvalho

24-Aplicativos móveis para fins educacionais: a utilização do aplicativo E-INST para contribuição no ensino da instrumentação industrial

Gabriel Henrique de Faria Pereira, Alexandre Coelho

25- O recurso pedagógico visual imagético como potencial de novas adequações metodológicas para surdos

Barbara Coelho Neves,  Iraudice M. S. Nunes,  Patrícia da Hora

26- E-Learning como ferramenta no desenvolvimento da educação ambiental

Andreza Priscila de Lima Ferreira, Juliana Regueira Basto Diniz

Relatos

1- O uso da programação scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental

Adriane de Castro, André Koscianski

2- Aplicação do explorador virtual de viscosidade como estratégia no ensino de Química

Josane do Nascimento Ferreira Cunha

3Giramundo: ensino e aprendizagem no contexto das tecnologias da informação e comunicação

Jessica Kelly Sousa Ferreira, Paula Almeida de Castro

4- A produção de vídeo estudantil modificando o espaço escolar do meio rural

Josiane de Moraes Brignol, Jaqueline Antunes Silva, Josias Pereira

5- O Uso de Blogs como Ferramenta Interativa para Aprendizagens no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel

Ana Cristina M. Pinto, Carla Denize Ott Felcher, André Luis Andrejew Ferreira

6- WhatsApp como uma ferramenta de apoio na construção do conhecimento de sequências numéricas no primeiro ano do Ensino Médio

Edson Pedro Schiehl, Luiza Pires Ribeiro Martins,Luciane Mulazani dos Santos

7- Produção de Vídeo na Escola: oportunizar saberes e o resgate da cultura local

Adriana Nebel Kovalscki, Elisane Strelow Gonçalves