Ano12-número/vol34-Edição Temática XV

 Dezembro 2020

ISSN 1984-4751

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

 

Edição Especial para o II Simpósio Internacional das Licenciaturas da Universidade Veiga de Almeida (SILIC UVA na modalidade online)

Apresentação

Artigos

1- A Formação de Professores em 2020: a contribuição do Projeto Freire Mandela para o ensino de inglês virtualizado

João Damasceno, Gabriela Raposo, Flávia Maria Farias Baptista da Cunha, Claudia Cristina Mendes Giesel

 2- A utilização das ferramentas do Fab Lab (laboratório de fabricação) na construção de instrumentos didáticos para o ensino como proposta de didática investigativa

Julianne Duarte Couteiro, Vanessa Pereira-Gaia, Viviani Anaya, Danielle Paes-Branco   

3-Alfabetização e Letramento em diferentes ambientes de aprendizagem: a relevância da tecnologia na prática pedagógica.

Layana Silva de Almeida, Vitória Oscar de Azevedo, Maria das Graças Borges de Oliveira

4- Autorias infantis sob um novo olhar: potencialização das autorias cartográficas durante a formação docente e suas geotecnologias na educação.

Andressa Michelli de Souza, Manuella Cardoso Campelo, Iris Silva Dantas, Bruna Victor Sousa, Rodrigo Batista Lobato

5-A precariedade da educação sustentada pelo amor docente

Denise Lannes, Josemar Moreira C. Barbosa

6-Cibercultura e Ensino de História

Maria Raquel B. Lobianco, Giovanni Codeça da Silva, Igor Rosa da Silva, Aline de Oliveira Ramos

7-Educação 4.0, material didático e a temática indígena: elos articuladores

Igor Meireles Bagdadi, Luiz Paulo Massolar da Silva Vieira, Viviani Anaya

8-Educação Antirracista: vivências e uso de tecnologias

Giovanni Codeça da Silva, Antônia Trajano Nunes da Rocha, Vitória da Silva Santiago Lima, Gabriel da Silva Ferreira

9-Ensino de História para alunos com patologia de dupla excepcionalidade em contexto de pandemia

Caroline da Costa Prudêncio da Gama, Diego Soares Bertuci, Giovanna Dias Blanco Sanches de Souza, Viviani Anaya

10-Entre Amniotas: um jogo de perguntas e resposta no PowerPoint® para o ensino de Zoologia

Larissa Barros-Souza, Júlia Strino, Tayssa Marques-Almeida, Nicolle Teodoro, Maíra Moraes

11-Estudo Dirigido: uma ferramenta de metodologia ativa para melhoria do ensino-aprendizado em sala de aula

Alexandre Santos de Alencar, Viviani Anaya

12-Gestão de sala de aula: interface entre o prescrito e o vivenciado

Viviani Anaya

13-Imaginação e técnica: as potencialidades educativas ao narrar geografias literárias para crianças por meio de podcasts

Plínio Matheus Paiva Beserra, Lorena Lopes Pereira Bonomo, Carolina Magalhães Moreira, Liliane Araújo de Freitas, Tadeu Lima de Souza

14-Jogo de Classificação de Palmeiras: Um método personalizado de aprendizagem

Beatriz Pedula Oliveira Silva, Caio Lobo Magalhães, Jônathas Cortez Rocha, Mariana Martins Lacerda Ferreira, Nathalia Vasconcelos Sadde

 15-Mapas infantis e suas subversões: maneiras para olhar a globalização e os avanços tecnológicos

Cícera Karoline Fernandes Gomes, Cassio Expedito Galdino Pereira, Emerson Ribeiro

16-O ensino de Geografia Agrária na modalidade ERE (Ensino Remoto Emergencial): relato da experiência vivenciada no curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a pandemia da COVID-19

Luís Angelo dos Santos Aracri

17-O Método Montessoriano aplicado no ensino de Ciências

Millena Pais Lourenço, Cristiane da Silveira Fiori, Maria Alice Mariano da Silva

18- O potencial do uso de aplicativo de Smartphone e de grupo do Facebook de identificação de plantas na prevenção e tratamento da Cegueira Botânica

André Micaldas Corrêa, Isabelle Novo Rodrigues Silva, Luiz Anastácio Alves

19- “O professor tá on! E a turma?”. Educação mediada por tecnologias digitais e a percepção de alunos do Ensino Médio sobre o ensino remoto durante a pandemia da COVID-19

Felipe Rangel Tavares

20- O professor-pesquisador e o uso da geotecnologia para a compreensão dos efeitos da pandemia da COVID-19 na vida da população do Rio de Janeiro

Ana Maria Lopes Bragança Silva, Manuella Cardoso Campelo, Lívia Wanderley da Silva, Francisco Carlos Moreira Gomes, Rodrigo Batista Lobato

21-Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia e suas tecnologias: o que pode a escola enquanto lugar-comum?

Lorena Lopes Pereira Bonomo

22-Una experiencia de aprendizaje colaborativo para potenciar las prácticas docentes: comunidad atenea y enseñar con TikTok

Dolores María García Santillán, Carolina Giménez, Bárbara Erzen

 23Utilização e avaliação de mapas conceituais na disciplina de Neurobiologia

Mariana Ridolfi-Reis, Larissa Barros-Souza, Julyana Gomes-Maia, Thayná Marques-Campos, Danielle Paes-Branco

24-Pandemia da Covid-19 e o ensino superior: Uma comparação entre França e Brasil

Isaac Gabriel Gayer Fialho da Rosa, Marcelo Pires Negrão, Giovanni Codeça da Silva,  Rodrigo Batista Lobato