Ano12-número/vol33-Edição Temática XIV

Dezembro 2020

ISSN 1984-4751

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

 

Edição Especial sobre o V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020 Online), realizado entre 25 e 28 de agosto 2020 – On-line – Universidade Federal da Paraíba.

Apresentação

Artigos

1-Tecnologias digitais em atividades de sala de aula: percepções de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Camila Maria Bandeira Scheunemann, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes

2-Games e Gamificaçao na Educação: Alternativas para Aumentar o Sucesso das Soluções

Charles Andryê Galvão Madeira, Paulo Henrique Serrano

3-Cenário de aprendizagem:um guia para execução de situações didáticas com um jogo destinado a estimulação de habilidades cognitivas para o controle inibitório

Ariane Nunes Rodrigues, Arianne Sarmento Torcate

4-Desafio da Coleta:Um Software Educativo para Aprendizagem Matemática

Amanda Maria Domingos de Oliveira, Gabriel Vieira Barreto, Flávia Roldan Viana

5-As Múltiplas Representações como Estratégia para Explorar as Relações Quaternárias do Campo Multiplicativo em um Recurso Educacional Digital Gamificado

Juscileide Braga de Castro, Márcia Duarte Medeiros, Maria de Fátima Costa de Souza, José Aires de Castro Filho, Francisco Youri Miranda de Freitas, Joyce da Silva Sousa, Lídya de Lima Monteiro Rufino 

6-Recurso Educacional Digital (RED) para o ensino do gênero discursivo legenda nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Raquel Santiago Freire,Rayssa Araújo Hitzschky, Leonel Andrade dos Santos, Danilo Coêlho Sousa

7- O que Discentes e Docentes Pensam a Respeito do Ensino Remoto?

Murilo Carvalho Feitosa,Patrícia de Souza Moura,Maria do Socorro Ferreira Ramos, Otávio Paulino Lavor

8-LabEAD :Percepções de Discentes sobre Experimento Remoto de Eletrônica Analógica durante o Distanciamento Social

Victor Takashi Hayashi, Marina Sparvoli de Medeiros,Michel Oliveira da Silva Dantas 

9-Formação de Professores: um Relato de Experiência sobre o uso de Tirinhas como Objetos de Aprendizagem

Darkson Fernandes da Costa,Arianny de Sousa Lira,João Batista da Silva, Juscileide Braga de Castro, Gilvandenys Leite Sales

10-Formação de professores-pesquisadores em contexto híbrido e multimodal: Desafios da docência no stricto sensu

Eliane Schlemmer,Dorotea Kersch, Lisiane Oliveira

11- Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Extensão Universitária para Formação de Discentes em Curso de Licenciatura a Distância

Bianca Carneiro Ribeiro, Obionor de Oliveira Nóbrega

12-Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação

José Aires de Castro Filho, André Luís Alice Raabe, Bruna Damiana Heinsfeld

13-Hello World! :Aprendizagem de Computação em Espaço Educativo Não-Formal

João Silvestre dos Santos Franco, Danyele de Oliveira Santana, Jorge Costa Leite Júnior

14- Feedback no Ensino de Lógica de Programação com o Auxílio de Ferramentas para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem: Uma Abordagem Empírica

Dirson Santos de Campos, Deller James Ferreira

15-Utilizando VArduino para Criação de Periféricos Virtuais baseados em Arduino UNO para o Simulador CompSim

Lucas Fontes Cartaxo, Cícero Samuel Rodrigues Mendes, Edson Barbosa Lisboa, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo

16-Tecnologia Assistiva e mediação: um olhar para comunicação com uso da ferramenta aBoard em crianças com deficiência intelectual

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Adelyn Barbosa de Aquino