Ano10-número/vol25-

Julho – 2018 

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

1-Memes na internet: a “zoeira” e os novos processos constituidores de sentido entre estudantes

Douglas Calixto

2- A criação de Memes pelos estudantes: uma possibilidade para aprender matemática

Carla Denize Ott Felcher, Vanderlei Folmer

3- A utilização DO CBRTM nas aulas de física – Uma abordagem ao movimento 

Pedro Miguel Marques da Costa,Marcelo Borges Rocha

4- Produção de documentários socioambientais: Contribuições para a formação de estudantes do ensino superior

Marcelo Borges Rocha, Eduardo Freire, Pedro Miguel Marques da Costa

5-AVEA integrado à uma proposta de Sala de Aula Invertida: Percepção de alunos do Ensino Médio quanto ao uso da metodologia aplicada nas aulas de Biologia

Aline Coêlho dos Santos, Priscila Cadorin Nicolete ,Juarez Bento da Silva

6-O uso do ExamTime como recurso pedagógico auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Termoquímica

 Francisco Ferreira Dantas Filho,Gilberlândio Nunes da Silva, Railton Barbosa de Andrade

 7- Relação entre graduandos e adultos mais velhos mediada pelas tecnologias digitais

 Andrea Vicente Toledo Abreu

 8- Facebook como instrumento de ciências para o ensino fundamental:uma revisão de literatura

Aline Silva Dejosi Nery, Sônia Cristina Vermelho

 9- Uso da Metodologia Sala de Aula Invertida e Abordagem Triangular como ferramenta pedagógica em aulas de Arte com turmas do 1° ano do Ensino Médio

Ana Clara Costa Siolari, Paulo Roberto Krüger

 10- Catalogação dos simuladores PhET de física para serem explorados no processo educativo ao longo do Ensino Médio

Isabela de Cássia Matos, Marcelo Franco Leão

 11- Diagrama  V como ferramenta avaliativa nas lacunas de aprendizagem de empreendedorismo

 Gesinaldo Santos, Luis Mauricio Resende

 12- Construção e Avaliação de um Website para Divulgação Científica de Pesquisas sobre Resolução de Problemas no Ensino de Química

Angela Fernandes Campos, Amanda Pereira de Freitas

13- Percepção docente sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino

Domingas Cantanhede dos Santos. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

14- Tabuleiro eletrônico para ensino de matemática utilizando o jogo Contig 60®

Adalberto Mendes,Wilian Soares Lacerda,Rosana Maria Mendes

15- O uso do smartphone pela Geração Y: um olhar sobre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Gislene de Freitas, Marlene Barbosa de Freitas Reis

16- Um exemplo de construção de uma ilha de racionalidade para compreender a formação de imagens por meio dos games

Agnaldo da Costa, Awdry Feisser Miquelin, Daniel Masetto do Amaral

 17- A utilização de tecnologias de informação e comunicação como recurso didático para a promoção da educação ambiental

Wellington Nora Soares , Fernanda Carla Wasner Vasconcelos

 18-Comparando a utilização de videoaulas e simuladores virtuais com mobile learning: um estudo de caso aplicado à aprendizagem de HTML5

 Paulo Santana Rocha,José Valdeni de Lima, Roberto Cabral de Mello Borges

19-Os professores de uma escola estadual de Angicos-RN, frente às tecnologias da informação e comunicação -A utilização das Tics em suas práticas pedagógicas

Paulo Henrique de Morais, Bruna Tavares de Morais,Micharlyson Carlos de Morais

20- A qualidade da educação a distância na percepção dos alunos- Validação de uma escala para cursos de administração

Dirceu da Silva, Sérgio Luiz do Amaral Moretti

21-A Relação entre Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: percepções de cursistas da formação continuada

Roseli Zen Cerny,Marina Bazzo de Espíndola, Nayara Cristine Müller Tosatti

22- O estudo de conceitos envolvendo energia por meio de simulações computacionais e mapas conceituais

José Jorge Vale Rodrigues

23- Propostas de uso de Aplicativo: QUIMITICs como recurso para Aprendizagem móvel no Ensino de Química

Renato Alves de Lima, Roberto Araújo de Sá, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

24-Análise das Lições Aprendidas por Alunos da Disciplina de Projeto Integrado em um Curso de Graduação da Área de Tecnologias Digitais

Emanuel Ferreira Coutinho,Priscila Barros David, Gabriel Antoine Louis Paillard

25- Avaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa

Rafael Mallmann , Edson Moacir Ahlert

26- Formação de professores para a produção  de vídeos educacionais

Patrícia Zanon Peripolli,Cláudia Smaniotto Barin

 27- O AVA como recurso para implantação da Iniciação Científica em cursos de EaD  

Okçana Battini, Sandra Regina Reis,Vinicius Salvi

 28- A produção de videoaulas na Fundação Cecierj/Consórcio Cederj para ensino superior: análise de suas características e métricas de audiência

Filipe Moura Cravo Teixeira

29-A utilização dos tablets por professores da área de ciências naturais em escolas públicas de um município do estado da Paraíba

 Fernanda Monteiro Barbosa, Carlos Antônio Camilo dos Santos,Thiago Pereira da Silva

30-Formação continuada para professores do Ensino Fundamental – Séries finais: apresentando estratégias inovadoras baseadas nas tecnologias digitais

Caroline Medeiros Martins de Almeida,Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

31-O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação docente: uma visão de licenciandos em matemática

João Coelho Neto, Armando Paulo da Silva, Simone Luccas

32- Aplicação dos níveis de conhecimentos geométricos de Van Hiele dinamizados no Scratch

Matheus dos Santos Souza, Marcelo de Oliveira Dias

 33-Objeto de aprendizagem e seu uso em contexto de inclusão          

Ana Paula Rodrigues Machado, Ana Cláudia Oliveira Pavão

34- Estimulando reflexões sobre o futuro previdenciário com o software EducaPrev

Bruno César de Rocco,Roberta Dall Agnese da Costa, Carine Geltrudes Webber

 35- Narrativas digitais: Percepções de professores sobre a integração das TDIC no ensino de Matemática

Flaviana dos Santos Silva

36- Biolocus: Um Estudo de Caso Sobre Aprendizagem Colaborativa

Cláudia Joelma Guerreiro, Monck Charles Nunes de Alburquerque, Maria Izabel Gallão

37- Prática Docente e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Formação de professores universitários

Deyse Mara Romualdo Soares,Luciana de Lima

 38-Gamification no ensino superior brasileiro: uma discussão sobre a viabilidade das estratégias de jogos na graduação

Priscilla Aparecida Santana Bittencourt, Nicholas Bruggner Grassi, Vania Cristina Pires Nogueira Valente

39- A importância do letramento digital para estudantes do Ensino Técnico Profissional a fim de realizar cadastro na rede social LinkedIN

Cinthia Cristina Azevedo de Paula

 40- FURBOT-WEB: Uma plataforma adaptativa para o ensino de programação

Maurício Capobianco Lopes, Heloisa Kaestner Kopsch

 41- Immuno Rush: análise de um serious game sobre Imunologia

Cristiane Tolentino Machado, Ana Amélia Carvalho

 42-Pesquisas apresentando propostas de intervenção com jogos digitais e alunos incluídos na educação básica

Fabiane Fantacholi Guimarães, Patrícia Alzira Proscêncio, Luciane Guimarães Batistella Bianchini

43- Promoção da Inteligência Coletiva a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos

Rodrigo de Paiva Cirilo ,Maria das Graças Cleophas ,Marcelo Brito Carneiro Leão

44- Revisão sistemática sobre as produções científicas da Revista Tecnologias na Educação

Bruno Silva Leite

45- O uso de aplicativos de anatomia humana para smartphone em cursos de graduação na área de saúde

Gabriella Queiroz da Silva Vilela, Marina Santiago de Mello Souza, Fátima Cristina Trindade Bacellar

 46- HELPBLOCK: uma ferramenta web baseada na biblioteca Blockly para apoio ao ensino de algoritmos

Maria Claudete Schorr Wildner, Evandro Franzen, Eduardo Rodrigues Gomes

 47- Software Modellus como apoio na aprendizagem de Função Quadrática

Silvana Costa Silva, Flaviana dos Santos Silva, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

 48O uso do Google Forms como instrumento de revisão de competências em Física Experimental em um curso de Licenciatura em Física

André Vitor Chaves de Andrade, André Maurício Brinatti, Silvio Luiz Rutz da Silva

 49- Uma proposta de capacitação docente ao uso das novas tecnologias no ensino em uma escola da rede pública de Salinas-MG

Ana Clara Gonçalves Alves de Meira , Edson Antunes Quaresma Júnior

 50- As novas mídias e o ensino da comunicação oral na Língua Inglesa: a eficiência de recursos tecnológicos para correções da pronúncia e entonação dos enunciados

Álvaro José Maria Filho

51- Desafios e possibilidades da utilização de dispositivos móveis para a prática pedagógica em sala de aula

Melise Peruchini, Karla Marques da Rocha

52-Criação de Storytelling Digital aplicado a disciplina Redação com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio

Deivid Eive dos Santos Silva, Marialina Corrêa Sobrinho, Celson Pantoja Lima

 53- Uso da Metodologia Sala de Aula Invertida e Abordagem Triangular como ferramenta pedagógica em aulas de Arte com turmas do 1° ano do Ensino Médio

Ana Clara Costa Siolari, Paulo Roberto Krüger

54- O Uso do GeoGebra no Ensino de Trigonometria: possibilidades, percepções e dificuldades apresentadas em uma atividade com alunos do Ensino Médio

Aleksandre Saraiva Dantas

 55- Aprendizagem Baseada em Problemas Aplicada em Cursos de Linguagem de Programação com Robocode

Matheus Carvalho Meira, Carolina Ayumi Matumoto, Andre Luis de Castro Peixoto

 

Relatos de experiências

56-Integração do software Scratch no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da matemática por meio da economia doméstica

Lucas Emanuel Magalhães Nogueira, Ana Carolina Alves dos Santos, Flaviana dos Santos Silva

57- Gameficação na Educação e MALL: uma proposta de aplicativo para a disciplina de Inglês para Fins Específicos dos cursos de Informática/Computação

Camila da Silva Barsanulfo Vieira, Fernando Barbosa Matos

58- Jogos Digitais como ferramenta de auxílio à alfabetização:um relato de experiência

Emanuela Vitória Dias Morais, Marciene Pacheco de Castro,Ubirajara Nogueira dos Santos

59- Gamificação no ensino de administração: o uso da plataforma Kahoot em uma disciplina de gestão de projetos

Nelson Aparecido Alves, Rodrigo Hipólito Roza

60- IFiano – O Diário Virtual do IFPR: Uma Proposta que conecta o Facebook à sala de aula

Daiane Padula Paz, Maikon Simão De Oliveira, ,Roberto Carlos Bianchi

 61-Clubes de Robótica e Automação: uma proposta de trabalho interdisciplinar relacionado ao letramento digital e ao pensamento computacional

 Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos , Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro,

Jussara Rodrigues Ciappina

 62- Formação Continuada de Professores para o uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação: desafios em uma Rede Municipal de Ensino

Alice Pereira Xavier Lage, Ana Carolina de Oliveira Lyrio