Ano11-Número/vol.29-Edição Temática X

ISSN 1984-4751

Novembro 2018

get adobe acrobat reader Os textos estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader (programa gratuito).

Edição Especial sobre o III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais – III SITED

4 e 6 de junho de 2019 – Araranguá – Santa Catarina

Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Araranguá.

 

Apresentação

Artigos

1 –Integração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos Disponíveis

Paulo Manoel Mafra, Josiel Pereira, João Bosco da Mota Alves, Simone Meister Sommer Bilessimo, Gustavo Ribeiro da Costa Alves

2 –Desafios e possibilidades com jogos de aprendizagem na educação profissional

Jair José Ferronato, Patrícia Nunes Martins,  Sibeli Paulon Ferronato, Sirlene Silveira de Amorin Pereira,   David Ferreira Severo

3- Aspectos técnicos e pedagógicos de conteúdo dos vídeos produzidos no contexto de Cálculo Diferencial e Integral

 Marcos Teixeira Alves, Priscila Kabbaz Alves da Costa 

4-Conhecendo o universo das pessoas com deficiência: Um e-book para educadores

Tânia Maria Sanches Minsky

5- Modelo SAMR: uma análise a partir do uso das tecnologias em uma escola indígena

Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha,Ângela Paula Drawanz Götzke, Isabel Nardi da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo

Relatos de Experiências

1- Relato de experiência sobre o uso de sala de aula invertida e ambiente virtual de ensino e aprendizagem na escola de educação básica

Ladislei Marques Felipe Castro, Maria do Carmo Medeiros, Susana Medeiros Cunha,  Juarez Bento da Silva

2-A Integração da Experimentação Remota na Educação de Jovens e Adultos na Disciplina de Física: um relato de experiência sobre a percepção dos estudantes

Carine Heck, Rosemere Damasio Bard, Simone Meister Sommer Bilessimo,Juarez Bento da Silva

3- O uso da experimentação remota em apoio à mediação durante aulas de Física

Pedro Paulo Freitas de Souza, Marcio Vinicius Corrallo

4- A robótica como ferramenta interdisciplinar no processo educativo de pessoas com neurodiversidade

Ivie Johnson Ribeiro de Melo,Andréa da Silva Miranda,Larissa Sato Elisiário

5 O uso de laboratórios remotos num modelo interdisciplinar, investigativo e colaborativo de aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio

 Milene Batista Maciel ,Eduardo Tocchetto de Oliveira Junior,Marcel Campos Inocencio, Juarez Bento da Silva

6- Potencialidades da Programação para o Ensino-Aprendizagem de Geometria

Silvano Biff, Cristiane Raquel Woszezenki, Lucas Telichevesky, Mônica Knöpker, Jônatas Freitas