Ano11-número/vol31-Edição Temática XII

Dezembro 2019

ISSN 1984-4751

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

 

Edição Especial para o IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2019)

Organizado pelo Centro de Informática e Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com participação  da Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE e Universidade Federal da Paraíba- UFPB, de 28 a 30 de agosto de 2019.

Apresentação

Artigos

RepAssistive: um repositório de recursos educacionais digitais acessíveis para pessoas com deficiência

José Vinícius Vieira Lima, Ellen Polliana Ramos Souza ,Ana Carolina Candido de Melo , Hidelberg Oliveira Albuquerque ,Héldon José Oliveira Albuquerque, Fernanda Maria Ribeiro de Alencar

  Uma Análise Exploratória de Dados sobre o Uso do Smartphone por Estudantes de Pós-Graduação em Tecnologias

Elvis Medeiros de Melo, Dennys Leite Maia

 Promoção da Consciência Fonológica no processo de Alfabetização através de jogo online – Programa Domlexia

Nadine Heisler , Sabrina Vieira da Luz, Eduardo Correa Soares

A gamificação como estratégia para explorar a interpretação de dados estatísticos a partir de um Recurso Educacional Digital

Juscileide Braga de Castro, Maria de Fátima Souza, Márcia Duarte Medeiros ,Joyce da Silva Sousa, Lídya de Lima Monteiro, José Aires de Castro Filho

  Qual é o seu pedido? Processo de desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) sobre o gênero cardápio

Raquel Santiago Freire, Rayssa Araújo Hitzschky, Mércia Valéria Campos Figueiredo, Danilo Coêlho Sousa, Francisco Gilson Gomes Júnior, José Aires de Castro Filho

  Uso da Realidade Aumentada como Estratégia para o Ensino de Bioquímica Estrutural

Alan Ferreira Alves,Cícero Francisco Bezerra Felipe, Juan Victor Souza Ferreira Martins, Liliane dos Santos Machado

 Interfaces entre metodologias ativas e as ideias de Jon Amós Comenius: um estudo na pós-graduação

Andrea Chagas Alves de Almeida,Carlos Ian Bezerra de Melo, Myrcea Santiago dos Santos Harvey ,Marcos Vinicius de Andrade Lima, Pedro Jonatas da Silva Chaves

 Vamos Jogar Matemática: uma experiência com o RPG Maker para a aprendizagem de conceitos matemáticos

Arianny de Sousa Lira , Darlene Alves Leitão,Igor Eduardo de Lima Moreira ,Juscileide Braga de Castro

  Políticas Públicas Educacionais baseadas em evidências: tomada de decisão apoiada em algoritmos de mineração de dados a partir dos questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica -ANEB

Hugo Medeiros, Katarina Santiago

  A utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e a formação docente: a inserção de RED em sala de aula

Rayssa Araújo Hitzschky ,Juliana Silva Arruda,Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira, José Aires de Castro Filho

  A Aplicação de Realidade Aumentada no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Eduarda Queiroz, Rafaéla Moura, Ellen Souza, Héldon José, Hidelberg O. Albuquerque

 O Método MoLEva para avaliação de aplicativos educacionais infantis – um olhar considerando diferentes perfis de avaliadores

Flávia L. Arantes , Alexandre C. D. Batista1, Letícia I. C. Melo, Lucas E. de Lima Vascon, Fernanda M. P. Freire, André C. da Silva

 O Uso das Tecnologias na Formação Inicial de Licenciandos em Ciências Biológicas: Abordagens presentes em Periódicos e Eventos em Ensino das Ciências

Dayane Guimarães Silva, Luiz Gonzaga de Souza Neto, Micaelle Gomes da Silva, Zélia Maria Soares Jófili

 A avaliação do jogo Candy Night sob perspectivas motivacionais, considerando a experiência do usuário e a estimulação do controle inibitório. 

Ariane N. Rodrigues , Arianne S. Torcate, Claudimara C. Santos

 Apoio ao Aprendizado em Arquitetura e Organização de Computadores: Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais

Guilherme Álvaro Esmeraldo, Cícero Samuel Rodrigues Mendes , Lucas Fontes Cartaxo ,  Edson Barbosa Lisboa

 Relato de Experiência de Um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Ênfase em Sala de Aula Invertida

André Pedrosa Porto, Eduardo Felipe de Sá, Raphael Albino de Lima,   Rodrigo Lins Rodrigues