Ano9-Número/vol23

Dezembro  2017

ISSN 1984-4751

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

Artigos

1-Avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação lato sensu EAD: um estudo sob a ótica da Taxonomia Digital de Bloom

Marco Antônio Buarque Martins, José Ricardo Costa De Mendonça, Fernanda Roda De Souza Araújo Cassundé

2- Dificuldades no uso de calculadora científica na resolução de problemas

Thiago Beirigo Lopes, Ana Claudia Tasinaffo Alves

3- Investigação do uso do software educativo  LabVirt no ensino de química

Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos

4- Song Project – TICs, música e autonomia na aprendizagem de língua estrangeira

Melissa Bettoni, Fernando Rosseto Gallego Campos, Vanessa Bettoni

5-O uso da informática educativa nas aulas de biologia numa escola da rede pública: uma análise das percepções e aprendizagens de estudantes do ensino médio

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, José Evanildo Cavalcante

6- A utilização de Formulários Google para Avaliação Continuada: Aplicações no Ensino de Estatística para Cursos Universitários

Fernando Frei

7- Aplicação de mapas conceituais no mapeamento das lacunas de aprendizagem de empreendedorismo

Gesinaldo Santos, Luis Mauricio Resende

8- Uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem

Carlos Vinicius de Paes Santos, Silvana de Sousa Silva

9- Uso de experimentos com material concreto e simulações PhET no estudo de cinemática na Educação de Jovens e Adultos

Claudete Oliveira Lima Vasconcelos, Marcelo Franco Leão

10- Uso do Quiptabela no Ensino de Química: uma análise à luz da Teoria da Instrumentação

Thiago Araújo da Silveira, Maria Rosilene Alves de Carvalho, Bruno Silva Leite 

11- Mapas conceituais: o que dizem os periódicos on-line

Nathalia de Campos Prediger ,Cleci T. Werner da Rosa ,Luiz Marcelo Darroz

12- E-learning: Atividade off-line com mapas conceituais para o ensino e avaliação da aprendizagem no Ensino Superior

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes

13- As redes sociais no Ensino de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas adotadas por professores do Município de Campina Grande-PB

Nislanne Pereira Linhares, Thiago Pereira da Silva, Suzana Limeira de Castro

14- Concepção de aula integrada às Tecnologias Digitais na perspectiva de licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência

Deyse Mara Romualdo Soares, Gabriela Teles, Luciana de Lima

15- Ferramentas Google aplicadas ao ensino

Cynthia Wanessa Souza do Nascimento, Dilliani Feliep Barros de Oliveira 

16- Possibilidades para o uso pedagógico do vídeo no ciclo de alfabetização

Marinalva da Silva Ferreira, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt. Jacqueline Silva da Silva 

17- Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramentas para construção,disseminação e compartilhamento do conhecimento no ensino público da região AMUSEP

Tatiana Carla Faccin, Flávio Bortolozzi, Letícia Fleig Dal Forno

18- Divulgação de materiais educacionais suportados pelas TIC, para o ensino de Química

Rafaela da Silva Reis, Ivoneide Mendes da Silva, Marcelo Brito Carneiro Leão

19- Ensino da língua espanhola e as redes sociais: possibilidades

Wanessa Borges Melo, Márcia Aparecida Silva

20- Integração de tecnologias digitais na educação: desenvolvimento de MOOC para formação continuada de docentes

Karen Schmidt Lotthammer, Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo

21- Jogos digitais no ensino de Língua Inglesa: uma análise do jogo Backpacker

Franciele Knebel Centenaro Rocha

22- A usabilidade das TICs pelos professores de Ciências/Biologia na Rede Pública de Ensino

Carlos Alves e Silva, Ana Alice Salmito Nolêto de Campos Ferreira

23- Produção de vídeos educativos com o aparelho de telefone celular: uma proposta para promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências no ensino fundamental

Humberto José Gama da Silva, José Jorge Vale Rodrigues, Verônica Maria Gama da Silva

24- Perspectivas sobre o pensamento computacional no ensino superior com o software Scratch em cenários da Educação Financeira e da Economia Doméstica

Flaviana dos Santos Silva, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Katia Alexandra de Godoi e Silva

25- O Uso de Blogs para a Conscientização Ambiental no Ensino de Química

Andressa Esswein, Tania Denise Miskinis Salgado

26- O uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo soluções no projeto “Ações Construtivas para o Conhecimento químico nas Escolas Públicas da Paraíba

André Santos da Costa, Gilberlândio Nunes da Silva, Francisco Ferreira Dantas Filho

27-Tecnologias digitais e ensino da matemática no Brasil: uma revisão da literatura de 2010-2017

Maria Ivete Basniak, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Jucelene Maria Gaulovski

28-Ambiente Virtual Moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em Curso Técnico

Cristiana Baruel Terra, Maria Claudete Schorr Wildner

29- Aplicando Gamificação na Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação

Renato de Araújo Oliveira, Alana Oliveira, Mario Meireles Teixeira

30- Tecnostress de professores e a relação com a falta de infraestrutura nas escolas

Luana Maria Santos da Silva Ayres, Tanise Paula Novello

31- Motivando School: uma Ferramenta de Gamificação para Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Genaro Schneider Colusso, Giliane Bernardi, Andre Zanki Cordenonsi

32- O exercício do pensar pedagogicamente os objetos virtuais de aprendizagem (OVA)- Uma superação à lógica instrumental

Marcos Antonio Alves Filho, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

Relatos

1- Estudo do movimento bidimensional com o auxílio do programa Tracker

Edenilson Orkiel , Silvio Luiz Rutz da Silva

2- Software HAGÁQUÊ: a produção de histórias em quadrinhos na formação de professores

Marizete Alves Neves Ten Caten, Eliane da Silva Deniz, Claudia Lucia Landgraf-Valerio

3- Ensino de Matemática e Física com Google Sala de Aula

Andrey Camurça da Silva, Juliane Conceição de Meireles , Marcos Paulo Silva Olivetto

4- Tecnologias digitais e educação: Dialogando com os jovens sobre cultura de paz e bullying

Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Raimundo Augusto Martins, Leidy Dayane Paiva de Abreu