Ano8-Número/Vol16-Edição Temática II

Edição Especial para o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016)

Sediado  no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal/RN, em maio 2016

Trabalhos completos que concorreram à premiação  e textos das conferências realizadas

ISSN 1984-4751

Setembro – 2016 

get adobe acrobat readerOs textos  estão disponíveis em Adobe PDF. É necessário ter instalado o Acrobat Reader(programa gratuito).

 

Apresentação

Dennys Leite Maia, Isabel Dillmann Nunes,Maria de Fátima Franco

Artigos

1- Criar, colaborar, aprender com suporte-digital

Maria Auricélia da Silva, José Aires de Castro Filho

2Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxilio de jogos digitais

 Fabiana Marinheiro, Ivanovitch Silva,Charles Madeira,Sandro Cordeiro, Danielle Souza,Patrícia Costa,Gildene Fernandes

3- Gamificação na sala de aula: subsídios para a oferta de contexto pedagógico na sala de aula em regime de zona de desenvolvimento proximal

Taciana Pontual Falcão,Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Izabel Hazin 

4- Jogo digital como ferramenta auxiliar para o exercício das operações básicas de matemática: estudo de caso com o jogo “Matemática Fácil

Álvaro H. Silva ,André M. C. Campos

 5- Pensamento computacional: um relato de práticas pedagógicas para o ensino de computação em escolas públicas

Vladimir Silva,Aryesha Souza,Dyego Morais

6- Processo de criação de um repositório virtual aberto – Importância da catalogação de recursos educacionais digitais (RED)

Maria Alinne Forte de Brito,Rayssa Araújo Hitzschky, Carolina M. R. da Silva,Maria Lidiana Ferreira Osmundo,Márcia Duarte Medeiros,José Aires de Castro Filho 

7- Validação de uma abordagem combinada para avaliação de software educativo: avanços e desafios

Wendell S. Pereira, Raimundo J. Cardoso Filho, Williane Rodrigues de A. Silva, Raphael Salviano T. Da Silva, Vanessa F. Dantas, Yuska P. C. Aguiar

8- Aplicação comparativa de diferentes abordagens de avaliação para o software Duolingo – A complexidade de escolher uma abordagem adequada

Raphael Salviano T. da Silva,Williane Rodrigues de A. Silva,Raimundo J. Cardoso Filho,Wendell S. Pereira,Yuska P. C. Aguiar,Vanessa F. Dantas

9- Formação Docente na era da Cibercultura

José Aires de Castro Filho, Raquel Santiago Freire, Dennys Leite Maia

10- Experiências de formação de professores em robótica educacional

Akynara Aglaé R. S. S. Burlamaqui 

11- Formação de profissionais para informática na educação – O Bacharelado em Tecnologias da Informação (BTI)) da UFRN

 Apuena Vieira Gomes, Dennys Leite Maia, Isabel Dillmann Nunes