Normas para publicação

ISSN: 1984-4751

A publicação da Revista Tecnologias na Educação  é  de dois números por ano, um a ser publicado em Julho e o outro em Dezembro.

Orientações Gerais

1- Períodos de Recepção

O período de recepção de artigos para avaliação corresponde de 1º  a 30 de Abril para o primeiro número e 15 de setembro  a 15 de outubro para o segundo número.

A chamada de trabalhos também será feita em listas de discussão, pelo Twitter e  na página do G+

2 – Temas Aceitos

  1. Alfabetização e letramento digital
  2. Aquisição da leitura e escrita com uso de TICs
  3. Aprendizado de línguas (materna e estrangeira) com uso de TICs
  4. Aprendizagem em rede
  5. Arte e tecnologia
  6. Blogs educacionais
  7. Celulares – Tablets- Aprendizagens móveis
  8. TICs na Educação a distância
  9. Formação de professores para uso das TICs
  10. Ferramentas do Google EDU
  11. Inclusão digital
  12. TICs na educação especial
  13. Leitura, escrita e tecnologias
  14. Literatura e tecnologias
  15. Mapas conceituais
  16. Softwares e jogos on-line no processo de aprendizagem
  17. Podcasts educacionais
  18. Produção e uso de vídeos educacionais
  19. Projetos colaborativos com uso das TICs
  20. Projetos interdisciplinares com uso de TICs
  21. Uso de redes sociais na aprendizagem
  22. Uso de recursos da Web 2.0 na aprendizagem
  23. Uso de softwares de autoria na aprendizagem
  24. Uso de software livres e proprietários na aprendizagens

 3-Autoria

Serão aceitos artigos e relatos de experiências inéditos com, no máximo, 3 (três) autores (exceto edições temáticas). Cada autor poderá publicar apenas um trabalho, por edição, também com exceção a edições temáticas.

4- Estrutura dos trabalhos

Artigos devem apresentar as seguintes seções:

  1. Título
  2. Resumo
  3. Palavras-chave
  4. Introdução (contextualização, objetivos e relevância)
  5. Embasamento Teórico
  6. Metodologia do Trabalho
  7. Análise  e Discussão dos Dados
  8. Conclusões e/ou Propostas
  9. Referências Bibliográficas

Relatos de experiência devem mostrar reflexão sobre a prática e são importantes elementos da produção do conhecimento, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos, de caráter exploratório ou não. Para fins de publicação tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo. Portanto, não serão aceitos trabalhos somente descritivos sem análise crítica/reflexão e devem apresentar as seguintes seções:

  1. Título
  2. Resumo
  3. Introdução (contextualização, objetivos e relevância)
  4. Embasamento Teórico
  5. Metodologia do Trabalho
  6. Resultados obtidos (quantitativos e qualitativos
  7. Conclusões e/ou Propostas
  8. Referências Bibliográficas

5- Formatação dos trabalhos – De acordo com a ABNT 2017

  • Os artigos e os relatos de experiências devem ser apresentados em formato doc.
  • O texto deve ser apresentado na seguinte seqüência: título do trabalho, resumo, palavras-chaves, texto do artigo ou relato de experiência.
  • Os nomes dos autores serão acrescentados após a análise pelos parecistas.
  • Os resumos devem obedecer as seguintes orientações:
    • título em negrito  alinhado à esquerda;
    • Texto abaixo da palavra RESUMO, fonte Times New Roman, tamanho 12;
    • espaçamento 1,5;
    • texto do resumo com 200 a 220 palavras;
    • logo abaixo do resumo devem ser apresentadas 3 palavras-chave em negrito.
  • Os relatos de experiência ou artigos devem ter o mínimo de 5 páginas e o máximo de 10 (formato A4), excluindo as Referências Bibliográficas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem esquerda 3cm, superior, inferior e direita, com 2cm.
  • As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT, 2017.
  • Para facilitar a formatação de seu texto, use o template disponível no site do software FAST FORMAT, que já disponibiliza as normas da ABNT, 2017. Clique aqui.
  • Não é necessaria  a apresentação de abstract.
  • Normas da ABNT podem ser consultadas  em: http://www.abntcatalogo.com.br/ e aqui.
  • Obs. Os textos devem ser revisados, antes do envio.Trabalhos não revisados, sem a estrutura recomendada e sem apresentação das normas da ABNT, não serão analisados.

    6- Confira os Critérios de Avaliação, antes de submeter seu trabalho,clicando aqui.

  • OBS: Critérios de avaliação estão em processo de atualização.Aguarde.

7 – Como submeter seu trabalho para avaliação

Os trabalhos devem ser apresentados em formato doc. e enviados para o e-mail da revista: revista.tec.edu@gmail.com

Enviar por email dois arquivos:

  • o arquivo deve ser nomeado com o título do trabalho;
  • o primeiro arquivo deve conter nome, titulação, vínculo profissional  (cidade/estado), e-mail, título do trabalho e tema em que o trabalho se insere;
  • o segundo arquivo deve ser salvo com o título do trabalho e deve conter apenas o texto, de acordo com as normas para artigo ou relato de experiências, apresentadas acima.

Os autores dos trabalhos (recomendados ou não) serão contatados pela Comissão Editorial da Revista após a análise de pareceristas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.

Todos os trabalhos publicados nesta revista serão licenciados segundo a Creative Commons.
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